Envie uma mensagem para nós!


APLICATIVOS - 5 aplicativos que melhoram a produtividade e gestão de tempo

Acordar cedo, ter alguns minutos de silêncio, passar as primeiras horas do dia longe dos eletrônicos… existem muitos métodos que prometem aumentar a produtividade. Infelizmente, nem sempre o que funciona para algumas......

Publicado em 08 de agosto de 2022

Acordar cedo, ter alguns minutos de silêncio, passar as primeiras horas do dia longe dos eletrônicos… existem muitos métodos que prometem aumentar a produtividade. Infelizmente, nem sempre o que funciona para algumas pessoas pode ser útil para você. Muitas vezes, técnicas recomendadas por "gurus" não são ideais para as rotinas mais aceleradas e pessoas que gostam de estar conectadas. E a tecnologia, quando usada da maneira certa, também pode favorecer uma rotina produtiva.

PEGN listou 5 aplicativos que ajudam a aumentar a produtividade, facilitando a gestão de tempo e a organização de tarefas. Alguns também promovem o bem-estar, podendo ser usados, por exemplo, para meditar. Confira.

1. Notion

Eleito para o Top 10 de aplicativos de edição e de apps de produtividade pelos editores da Apple Store, o Notion é um aplicativo "tudo em um", podendo ajudar a gerenciar agendas, planejamentos, textos e outras tarefas pessoais ou profissionais.

O diferencial é que o app trabalha com templates 100% customizáveis. O usuário pode criar ou escolher templates já disponíveis e salvá-los da forma que quiser dentro de páginas, pastas e dashboards. Também é possível customizá-los com imagens, textos e planilhas, além de reordenar as informações do jeito que preferir.

O app permite, por exemplo, que você planeje uma viagem, escreva textos, faça anotações, mantenha um controle de hábitos e até gerencie suas finanças. Para os empreendedores ou gestores, o Notion também oferece facilidades para a gestão de times, tarefas e trabalho síncrono, com funcionalidades especiais na sua versão paga.

O app está disponível para Android e iOS, além de ter versão web e aplicativos para Mac e Windows. É possível salvar as informações em nuvem e sincronizar em todos os dispositivos. O Notion ainda não está disponível em português, mas, por ter templates customizáveis, o usuário poderá montar suas páginas no idioma que preferir.

2. Insight Timer

Momentos de pleno silêncio e concentração são os melhores amigos da produtividade, especialmente para quem se distrai facilmente. O problema é que nem sempre você está disposto ou livre para passar horas meditando ou ouvindo as mesmas playlists de mindfulness. Por isso, o Insight Timer disponibiliza meditações, sons e frequências com durações diferentes, de criadores do mundo inteiro, para todos os gostos.

O aplicativo possui uma versão gratuita com milhares de meditações diferentes em vários idiomas, incluindo português. Na aba de filtros, o usuário poderá escolher um tema para meditar, como “rotina da manhã”, “iniciantes” e “criatividade”, e o tempo que pretende dedicar à prática. Também é possível acompanhar o seu progresso com a meditação durante o tempo.

O Insight Timer está disponível para Android, iOS e na versão web.

3. Rabit

Com uma interface intuitiva e “simpática”, o Rabit é perfeito para quem não consegue manter hábitos com constância e disciplina ou para quem deseja implementar algo novo na rotina.

Seguindo uma tendência da categoria, o app disponibiliza uma série de hábitos na sua versão gratuita, como “beber x litros de água”, “meditar”, “passar um tempo longe do celular” e muito mais, além de permitir criar um hábito personalizado. Depois de fazer a escolha, o app pede que o usuário determine a constância que deseja ter com ele e uma planta para “semear” a sua vontade.

Por meio de frases motivacionais e lembretes, o Rabit irá te lembrar de voltar e concluir aquele hábito. Quanto mais vezes você concluir, com base no horário e nos dias da semana escolhidos, mais a planta escolhida crescerá dentro do aplicativo.

A versão gratuita do aplicativo oferece as suas principais funcionalidades. Para usuários pagantes, há a possibilidade de ter mais espécies de plantas, salvar o progresso na nuvem, definir mais metas e rotinas e ter mais moedas para desenvolver seu “jardim”.

Para auxiliar no processo, o app conta com uma aba com calendário, para ter uma visão geral do seu mês ou ano, um histórico detalhado de quais metas foram concluídas, recordes de dias seguidos à risca e qual hábito foi mais consistente.

O aplicativo está disponível em português e outros idiomas, com versões para Android e iOS.

4. Reflectly

O Reflectly é um aplicativo da categoria de “journaling”, funcionando como uma espécie de diário pessoal, mas com acompanhamento de humor e outras funções para tornar seu dia a dia mais leve.

Na versão gratuita, o usuário registra seu humor durante o dia, variando de “terrível” para “super demais”. Então, poderá escolher o que anda influenciando seu humor, como trabalho, relacionamento, exercícios, viagem, tempo etc. No fim do “check-in”, como o aplicativo chama o registro, você poderá dar um título a ele e escrever o que quiser sobre o momento.

Além disso, o app conta com funções como frases motivacionais; um desafio diário que o usuário poderá aceitar ou não, a fim de cuidar do seu bem-estar; uma reflexão diária, na qual o app disponibiliza uma frase a ser completa, como “com o passar do tempo, eu entendi a importância de…?”; e um status de acompanhamento em gráfico para que o usuário possa refletir sobre seu humor e hábitos nos últimos dias e como isso impacta sua vida – e, consequentemente, sua produtividade.

O app ainda não está disponível em português. Tem versões para Android e iOS.

5. Forest

Já conhecido pelos amantes de aplicativos de produtividade, o Forest não poderia ficar de fora. Reconhecido como o melhor aplicativo pago da categoria em 157 países e o melhor aplicativo de 2018 e 2019 pela Apple Store, ele tem como proposta criar um “jardim” para cada hábito proposto a ser seguido. A diferença é que os resultados podem ser momentâneos ou acompanhados a longo prazo.

O usuário, quando pretende ficar focado em uma tarefa, pode dar play no timer do Forest. Quanto mais tempo conseguir ficar sem mexer no celular ou parar a tarefa, mais o seu “jardim” cresce. 

Como outros apps, ele fornece estatísticas para acompanhar o seu progresso. Conforme o usuário junta moedas – adquiridas por tempo focado –, também é possível doá-las para que uma árvore de verdade seja plantada por uma iniciativa do app.

Forest está disponível em português e em outros idiomas. Ele custa R$ 22,90 na Apple Store (iOS) e pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android).


Fonte: Revista PE&GN

Voltar para notícias

Fechar